quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Nascimento de Cristo


Nascimento de Jesus - o presépio de natal
Veja este site também em http://es.geocities.com/atoleiros

  


O nascimento de Jesus  segundo são Lucas

Capítulo 2
1. Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
2. Este recenseamento foi feito durante o governo de Quirino, na Síria.
3. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
4. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de David,
5. para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.
6. Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
7. E deu à luz seu filho primogénito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num
presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.
8. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.
9. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
10. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:
11. hoje vos nasceu na Cidade de David um Salvador, que é o Cristo Senhor.
12. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.

 
                    

                                    Nascimento por Caravaggio              Sonho de S. José

O nascimento de Jesus segundo são Mateus
Capítulo 2

1. Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
2. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
3. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.
5. Disseram-lhe: Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6. E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5,2).
7. Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exacta em que o astro lhes tinha aparecido.
8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9.Tendo eles ouvido as palavras do rei ( os reis magos) , partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11. Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

Como se vê, os dois evangelistas "sinópticos" não se puseram de acordo sobre o local de nascimento de Jesus. Os outros dois evangelistas - São Marcos e São João - não mencionam o nascimento de Jesus. Pessoalmente gosto mais da versão deSão Lucas. E parece que São Francisco de Assis também, pois foi ele o "inventor" do presépio.
 
Os três Reis Magos
 Os três Reis Magos

No entanto devemos a São Mateus o sabermos da existência dos Reis Magos. Mateus não especifica o número, mas como fala em "magos",  e depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra ( três presentes ), partiu-se da hipótese que fossem três.

Os reis magos aparecem na tradição popular cristã e têm os nomes de Baltasar,Melquior (ou Belquior) e Gaspar.
Baltazar que era o rei mago negro pois veio supostamente da Africa, Etiópia, pois trouxe incenso de presente. Gaspar trouxe mirra, certamente ele era da Pérsia ou Egipto, dois lugares onde se trabalhava com este material principalmente quando se embalsamava alguém. Melchior ou Belchior trouxe ouro geralmente os adornos representam alguém europeu.
.

São Francisco de Assis e o presépio

Há muito tempo, em Groccio, na Itália, São Francisco de Assis estava com um problema. Ele não conseguia explicar para os camponeses como havia sido a noite do nascimento de Jesus. Foi aí que ele teve uma ideia genial: pegou um pouco de argila, e com muita paciência moldou vários bonequinhos de barro.

Primeiro, fez um bebé. Em seguida, o pai e a mãe. Mais argila e foram saindo três reis montados em camelos, alguns pastores, um boi, um burrinho e por fim um bela estrela! Depois, foi só arrumar tudo e pronto: São Francisco havia montado, no ano de 1223, o primeiro presépio do mundo!

Quando os camponeses viram a cena do presépio, eles ficaram muito curiosos: quem eram aqueles três reis montados em camelos? Aqueles pastores, o que faziam ali? E porque Jesus, o rei dos reis, havia nascido numa gruta? Foi então que São Francisco lhes explicou, tim-tim por tim-tim, o que cada uma daqueles bonequinhos representava.

O presépio de Alenquer
Em Portugal o presépio tem tradições muito antigas e enraizadas nos costumes populares. Este é montado no início do Advento sem a figura do Menino Jesus que só é colocada na noite de Natal, depois da Missa do Galo. Tradicionalmente é perto do Presépio que são colocados os presentes que são distribuídos depois de se colocar a imagem do Menino Jesus. O Presépio é desmontado no "dia de Reis".Na maioria das cidades o presépio é montado pelas autarquias e em algumas tenta-se ter o maior presépio, como é o caso de Vila Nova de Famalicão. No entanto foi Alenquer que ganhou o epíteto de "Vila Presépio" depois de em 1968 ter iniciado a tradição de montar um gigantesco presépio elaborado pelo pintor Álvaro Duarte de Almeida numa das colinas da cidade.
Curiosidade - São Lucas diz que Cristo nasceu quando Octávio César Augusto  ordenou o o recenseamento de toda a terra, e durante o governo da Síria por Quirinius ( Quirino) . Publius Sulpicius Quirinius, foi governador (Legatus) da província Imperial da Síria (dependia directamente do Imperador) desde o ano 6 DC até a 12 DC.sO primeiro recenseamento ordenado por Augusto começou no ano 4 A.C. e durou 10 anos ( 4 AC a 6 DC ), São Mateus, por seu lado,  diz que Cristo nasceu no tempo do rei Herodes que morreu no ano 4 A.C.
Claudio Josefo historiador de origem judaica ao serviço dos romanos, coloca o o censo de Quirinius no ano 6 ou 7 D.C., 10 anos depois da morte de Herodes, o que não concorda com a versão de São Mateus.  quando teriam José e Maria chegado a Belém ? Em que ano teria nascido Jesus ? Assim, poderemos estar actualmente em qualquer ano entre 2001 ou 2011 !
Mas mais importante que a questão da data, bastante difícil de chegar a uma conclusão historicamente correcta, é a do local do nascimento . Nasceu num presépio segundo São Lucas, ou numa casa segundo São Mateus ?

Então por que motivo se festeja o Natal no dia 25 de Dezembro?

Esta data é referida, como dia de Natal, pela 1a vez, no ano 354. O dia 25 de Dezembro era, em Roma, o dies natalis Solis invicti (o dia do nascimento do Sol não vencido), uma festa pagã que os cristãos aproveitaram para nela comemorarem o nascimento de Jesus, o «Sol» não vencido, já que, nesse dia, podiam sentir-se mais seguros de não serem perseguidos, enquanto os pagãos estavam ocupados nos excessos festivos. No entanto, como vimos, não há relação entre essa data e o dia em que Jesus nasceu.

Jesus no Islamismo

Os Muçulmanos reconhecem Jesus Cristo;  Isa para o Islão, como um messias e um profeta de Deus. No Islão é considerado um muçulmano e acreditam que vai voltar uma segunda vez para liderar os exércitos de Alah.

Acreditam na sua concepção e nascimento miraculoso, mas não como filho de Deus. Para eles, Jesus conduzirá os muçulmanos à vitória sobre os que não acreditaram nele ou naqueles que o consideraram filho de Deus, o que é maior pecado no Islão. Os Muçulmanos acreditam que Jesus não foi crucificado nem morreu, e que Deus o levou para o Céu e onde ainda está vivo.

Nenhum comentário: